Formção corte de Presunto Porto

05-02-2024

Começamos o ano com uma formação de corte de presunto pela mão do nosso mestre cortador, Chef Vítor de Oliveira. Desta vez, a formação teve um gosto especial, visto que contamos com a presença de uma participante vinda expressamente de Angola para esta formação.

A formação de corte de presunto como já vem sendo normal começou pela parte teórica, onde discutiu-se os diferentes tipos de presunto disponíveis e os métodos de cura e sua importância para a qualidade final do produto, mergulhamos nos detalhes sobre a anatomia do presunto e como isso influencia os cortes de presunto e os que são ideais para diferentes casos. Falou-se também nos princípios básicos de armazenamento e conservação para preservar a excelência do produto tanto em casa como num negócio.

Depois passamos à parte prática, onde o Chef  executou os vários tipos de cortes de presunto, desde os mais tradicionais até técnicas mais avançadas. A participante não apenas observou, mas também tive a oportunidade de colocar em prática essas técnicas aprendidas, cortando o presunto e recebendo orientações específicas do Chef.

Por fim como é habitual nas nossas formações, o formando teve a oportunidade de levar para casa parte do presunto cortado durante a aula embalado em vácuo e outra parte por cortar de forma a poder praticar e aperfeiçoar suas habilidades no seu próprio tempo e espaço, visto que mais que aprender a arte do presunto requer muita prática constante.